Café Graníssimo

Papo de Café

Papo de Café

Explore o mundo do café em palavras

Novas experiências trazem novos assuntos, por isso preparamos uma lista com as principais palavras para você ficar por dentro de tudo que o mundo do café pode oferecer.

Começar

Acidez

Percepção causada por substâncias presentes no café que produzem gosto ácido. É aquela sensação que faz sua boca salivar. É um atributo positivo da bebida de café, porém pouco apreciado pelos brasileiros. Aqui, os cafés são pouco ácidos, e os cafés do Sul de Minas são os que têm maior acidez.

Arábica

Uma espécie de grão rica em sabor e com aroma requintado. O grão Arábica teve origem na África Ocidental e é melhor cultivado em regiões acima de 800 metros, com temperaturas entre 15 e 22 ºC. O Graníssimo torrado e moído possui predominância desse grão em seu blend, enquanto o Graníssimo em cápsulas é feito 100% com o Arábica.

Bebida Mole/Dura

A bebida é classificada pelos diferentes sabores, aromas e sensações táteis encontrados numa xícara de café. Nela pode-se encontrar uma percepção de "secura", que denomina uma bebida "dura", ou uma percepção de doce e suave, caracterizada por uma bebida chamada de "bebida mole".

Blend

Blend é a arte de combinar grãos de café de diferentes origens, buscando características que se complementam para garantir o melhor aroma, corpo e aparência. O blend é o grande segredo de um café, pois é ele que determina o seu sabor e a sua qualidade.

Conilon

É uma espécie de café cultivada no Brasil, mas com origem africana. Tem um trato mais rude e pode ser plantada no nível do mar. Possui duas vezes mais cafeína que o Arábica.

Torra

É o processo de aquecimento do grão verde (cru), que altera sua cor e libera seus aromas. Esse processo é parte determinante para definir o sabor da bebida.